Câmbio Histórico

 

Hoje se quisermos viajar e fazer o câmbio de qualquer moeda de outro país basta nos dirigirmos a uma casa de câmbio, observar o preço de venda, e então trocar o seu dinheiro pelo do país para onde pretende se deslocar, ou então o que é mais seguro basta acessarmos a internet para termos a cotação de qualquer moeda que nos interesse saber, e isso em apenas questão de minutos. É inacreditável o que temos hoje se comparado ao cambio histórico que remonta de muito tempo atrás e que durante séculos foi equiparado ao ouro para que pudessem ser realizadas as trocas de moedas de um país pela moeda de outro. O histórico câmbio nos conta que os governos de qualquer país do mundo ao emitirem uma moeda de papel a equiparavam a uma quantia em ouro, que era real e deveria ser guardada em um cofre pertencente a esse governo e dessa forma era feito por todos.

Câmbio do Dólar Histórico

Câmbio do Dólar Histórico

O cambio historicamente seguiu com a paridade se baseando somente no ouro por muito tempo, mas como tudo, foi no decorrer deste tempo sofrendo alterações e por volta do ano de 1930 o governo americano determinou um valor único e invariável para a sua moeda, o dólar, que passou então a ter o seguinte valor: 28,57 gramas de ouro, este seria o valor atribuído a US$ 35 e então passado algum tempo outros países passaram a valorizar suas moedas baseados no dólar americano, principalmente após a segunda guerra mundial quando então todos sabiam de quanto era o lastro em ouro do dólar americano, o valor das outras moedas começaram a ser consideradas, tendo como base o dólar para as pré-vendas e seu valor em ouro.

Câmbio Histórico

Câmbio Histórico

O cambio histórico se modificou em meados da década de 70, que foi quando os Estados Unidos da América puseram fim ao sistema de valor pelo padrão do ouro.A partir desse momento a valorização do dólar deixa de ser vinculada a determinada quantia de ouro, sendo assim o cambio histórico sofreu mais uma transformação e o valor da moeda americana acabou por se determinar mediante as oscilações do próprio mercado, entre idas e vindas de notas e moedas.

Taxa de Câmbio Histórico

Taxa de Câmbio Histórico

Por mais que o cambio histórico se modifique com os constantes movimentos de uma economia cada vez mais globalizada, sempre há e ainda haverá uma referencia ao câmbio do dólar, provando que esta moeda ainda domina grande parte das opções de venda do mercado financeiro, e com certeza muitos e muitos anos terão que passar para que este conceito se modifique e se renove com o surgimento de um outro valor de referencia. Quantas oscilações de mercado ainda estarão por vir? Quais as suas conseqüências? Nenhum de nós pode saber, mas até os dias de hoje o dólar se mostrou extremamente resistente e confiável.