Mercado Câmbio

 


Um hábito muito antigo da raça humana é o de se deslocar de um lugar para outro no planeta. Se em épocas passadas foram as grandes migrações, hoje são as pequenas e constantes idas e vindas de pessoas pelo mundo a fora. Viajar, usufruir do direito de ir e vir e conhecer ambientes diferentes do de onde se vive já faz parte da nossa genética. E isto, hoje, está diretamente relacionado ao mercado de cambio. E já que nós brasileiros somos um dos povos que mais gosta de ter contato com pessoas e viajar, para nós o mercado de cambio não pode ser classificado como algo de muita estranheza. Como cada país tem notas e moedas próprias e na hora de se lançar ao mundo temos que trocar nossos reais pela moeda que vamos usar, é bom ter certo cuidado.

Mercado Câmbio
Mercado Câmbio

No Brasil a política cambial tomada pelo governo para controlar o mercado de cambio é efetuada em todas as suas formas pelo Banco Central. É ele quem controla as oscilações do cambio onde o excesso ou diminuição da quantidade de dólares no mercado, frequentemente altera o preço de venda da moeda nacional. Assim, cada vez que uma pessoa vai até uma entidade autorizada para trocar reais pela moeda de qualquer outro país, está praticando uma operação de cambio e fazendo com que as engrenagens do mercado câmbio se mecham. Mas quem pode negociar moedas? Bem, para negociar as moedas de outros países é preciso ter autorização formal do Banco Central do Brasil. No que se refere a um segmento conhecido como livre, podem operar os bancos e instituições financeiras.

Mercado Câmbio
O que é Mercado Câmbio

Já no âmbito do que se conhece como cambio turismo, são autorizados a negociar: rede hoteleira e qualquer local de hospedagem, as agências de turismo, as financeiras e outras entidades. As mais conhecidas são as que fazem anuncio de venda de moeda, mas tome cuidado. O Sisbacen coloca à disposição de qualquer interessado em mercado cambio, uma lista das instituições autorizadas a fazer negociações de compra e venda de moedas. Na hora de negociar para sua viajem ou mesmo para transações comerciais de importação de bens, vale à pena consultar quem é verdadeiramente competente para atuar no mercado cambio.

Mercado Câmbio
Mercado Câmbio Brasileiro

Este cuidado é necessário porque em países que atuam com cambio flutuante, que é o regulado por oferta e demanda de mercado, é normal haver o chamado mercado negro de cambio. Neste, pessoas ou empresas não filiadas ao Sisbacen costumam oferecer opção de venda e compra de moeda estrangeira de forma não condizente com as flutuações do mercado de cambio controlado pelo governo. Este tipo de negociação pode redundar em prejuízos para quem troca seu dinheiro e sem dúvida é prejudicial a economia do país. Se você for viajar, tenha certeza de que troca de moeda também é um negócio em que importa a qualidade produto que você negociou; para que nem você nem seu país percam dinheiro com negócios equivocados.